terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

DEVANEIOS - DE 5 SENTIDOS E O AMOR (141214)

Tenho Cara De Antigamente, Quando Neologismo ERA Uma Recém-Criada Palavra
VOU PLANTAR FLORES NO CAMINHO PARA QUE NÃO ME FALTEM BORBOLETAS
(MÁRIO QUINTANA)

Filhotinhos De Pássaros No Oco De Uma Àrvore

DEVANEIOS

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DOS CINCO SENTIDOS E O AMOR

Uma vez expus a uma moça num shopping o condomínio do amor sob esses escaninhos.  Ela falou!  nunca tinha ouvido uma explicação  nessa linha.

    Então,vai lá.   São cinco os sentidos dados pela Natureza (DEUS) a todos os animais aqui existentes.  O homem se exalça por poder acoplá-los ao tal "livre arbítrio", que nada mais é que o poder de expressar sim e não, ou quero  e não quero. Assim sendo temos - visão, (o primeiro a ser usado), audição,  (o último a fenecer), olfato, que se sobrepõe ao palato, oralidade ( a comunicação entre iguais) e finalmente o tato, que erroneamente se admite nas mãos, mas estão em todo o corpo animal, em geral., mas em alguns muito cerceadamente como em picadas de inseto em muares que fazem estremecer só aquela área.

    Vamos falar de amor!  A distância o sentido mor inicia seu trabalho de juiz, fazendo escolhas múltiplas para ficar apenas em uma.  Esse é a VISÃO.  Numa proximidade de respeito ao alcance da AUDIÇÃO está o segundo juiz.  Se ao ouvido agradar-lhe, bingo.  Se tiver a má sorte de ouvir um fanho, partida perdida.  Dois pontos.  Se os dois se estendem as mãos e isso lhes agrada, bingo novamente.  Se a outra mão é frouxa, ou molenga, ou fria, ou úmida!  rebate falso.  Vamos considerar três pontos, para o TATO.  Se numa proximidade quase de intimidade  e o OLFATO lhe sugerir um cheiro de coco ardido, pode-se não completar o quarto ponto.  Vamos considerar válido esses quatro pontos, por ter sido agradável o bom bafo do parceiro.  ORALIDADE, substituindo o paladar, apesar de se exprimir pela boca.  Ai junta-se a harmonia, o compasso, o vibrato e naturalmente a companhia da inteligência de uma prosa-poética bem combinada.  Bingo, bingão;  cinco a zero;  resultado clássico e difícil de se atingir.

    Vamos admitir que isso é um jogo, o que realmente é.  O número ímpar não é à-toa, é para que não haja empates ou proibições.  Um três a dois é humanamente aceitável;  Um quatro a um é melhor ainda.  Um cinco a zero é quase inconseguível.  Ai estão os amores humanizados e racionais, o que difere um animal-humano e o outro animal-sensitivo(exclusivamente).

 

    Comprem suas cartas, façam os seus jogos, sejam felizes e se carreguem ambos para um ninho seu.  Se os fados forem contrários sempre há uma chance para concerto, o divórcio.  Aceitem isso esportivamente e em vez de inimigos tenham apenas opositores.

Edélvio Coelho Lindoso

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário