terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

DEVANEIOS - DE ESTRIBOS

Tenho Cara De Antigamente, Quando Samurai Era Um Camarada Que Rasgava A Barriga
E FICAVA COM AS TRIPAS DE FORA ATÉ A MORTE CHEGAR

Que Flor É Esta?

Um pedal de metal com a base horizontal e as laterais em curva, parecendo um triângulo, tendo o nome de estribo, acelerou as descobertas e as miscigenações.  Eram corridas nas ilhargas da montaria, acompanhando a sela e ficando rente à barrigueira, cintas de couro fortemente segurando tudo no lombo do animal.  Sem falar na alça no final de outra cinta que ia da traseira da sela até a cauda, ali introduzida, e retida pelos poderosos músculos da animália, mais poderosos que os de seu pescoço.  Ali, tudo plantado como fora parte integrante da fera garantindo a mobilidade do cavaleiro.

Esta estupenda descoberta, peça ínfima pelo seu tamanho, foi a responsável pela velocidade do avanço de grupos humanos se espalhando pelo mundão desconhecido.  Conta-se do Átila, guerreiro feroz de baixa estatura, que era visto como um gigante quando olhado de baixo para cima:  Sobre a sela ele jogava uma manta que na verdade era a lateral completa de um gado que com faca afiadíssima ele is recortando e se alimentando, pradarias à fora.  Dizia-se que no lugar onde pousaram as patas do seu cavalo jamais nasceriam ervas.

Esse é o princípio da história da expansão da humanidade;  a maioria vinda do Indo, do extremo da Ásia.  Chegaram à Europa, à Grécia e os povos se guerreando, uns sendo subjugados e se miscigenando.  Línguas de misturando, costumes se opondo, religiões sendo deturpadas, um novo caos.  E é assim até hoje;  uns ganham, outros perdem e o forte sempre ganha.  O branco com o preto resulta num moreno.  Outros mudam para melhor, ou para pior, esteticamente falando e assim vai, num sem-fim.  O que não muda é o sexo, dual sempre, macho e fêmea por natureza.

Os pontos cardeais são quatro:  norte, sul, leste, oeste.  Nada se sabia da redondeza da terra, da longitude dos seus extremos, de seus dois polos.  Mas, os homens iam se afastando e se adaptando aos climas e aos cardápios disponíveis.  Frutos do mar, frutos dos rios, frutos da terra.  Água, água à perder de vista;  Mais de setenta por cento da terra é de água.  Cava-se e se encontra água.  Chove e cai água de cima.  Se desce uma ribanceira encontra-se um corredor de água.  Juntando-se o vento à terra, tendo a água, só falta domar o fogo dos incêndios florestais e conheceremos Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário