sábado, 9 de novembro de 2013

DEVANEIOS - CRI - DIPLOMACIA DE LULA IRRITA SULAMARICANOS

Clipping de Relações Internacionais

18/02/2011

WikiLeaks: diplomacia de Lula irritou sul-americanos


Brasil – Estadão
Telegramas secretos da diplomacia norte-americana revelam que, sob o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, países sul-americanos se incomodaram com a liderança brasileira e chegaram a pedir aos Estados Unidos que “contivessem” as ambições do Brasil na região. Os despachos foram divulgados pelo grupo WikiLeaks. Entre os que solicitaram à diplomacia norte-americana que atuasse contra o aumento da influência do Brasil estão Colômbia, Chile e Paraguai.
Em 11 de fevereiro de 2004, numa conversa entre o então presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, e uma delegação do alto escalão da diplomacia dos EUA, o incômodo com as ambições de Lula ficou claro. “Uribe disse que sua relação com Lula é complicada”, relata o telegrama. O ex-líder de Bogotá e forte aliado de Washington alertou na ocasião para a agenda externa de seu colega brasileiro: “Lula se esforça para construir uma aliança antiamericana na América Latina”, teria dito Uribe.
 ”Lula é mais pragmático e mais inteligente do que (Hugo) Chávez, mas é conduzido por seu histórico de esquerda e pelo ‘espírito imperial’ do Brasil para se opor aos EUA”, acusou o ex-presidente colombiano. Em outro trecho, Uribe ainda acusa o presidente brasileiro de não ter cumprido sua promessa de lutar contra o narcotráfico.
 Em telegrama de 19 de maio de 2005, a então chanceler do Paraguai, Leila Rachid, queixou-se ao embaixador americano em Assunção, Dan Johnson, sobre o comportamento de seu colega brasileiro, Celso Amorim, e sua ideia de convocar uma cúpula entre países árabes e sul-americanos. Johnson, por sua vez, disse que o evento promoveria “gratuitamente tensões entre a comunidade árabe e judaica no Brasil”. Ele pediu ainda que, na declaração


1 Comentário


É chocante e risível como a diplomacia americana e feita de mexericos, num nível chão, cara de barraco com cheiro de casa de Noca. Vazados do WikiLeaks, nos idos de 2004 e 5, que Chile, Paraguai e Colômbia, por seus representantes, Presidentes e Chanceleres, da hora, se queixaram aos embaixadores americanos nos seus paises, e pediram que os EUA contivesse o Lula, que estaria em vias de patrocinar um levante entre as comunidades árabe-israelense no Brasil. É de cair o queixo ver um espetáculo de fandango deste tamanho, esses três reis magos servis, numa genuflexão constante e vergonhosa diante do xerife-mor terceirizado, pedindo cobros contra o Lula, avalizando o falso poder desse transviado de pegá-lo pelo gorgomilho, fazê-lo ajoelhar-se à exemplo dos escarradeiras, passar-lhe um carão e ficar de cara prá parede por três dias, por tamanho atrevimento.
Os americanos habituados a comprar com dinheiro grosso esses 5ª colunas de suas pátrias. o que é mais comum do que se pensa, acham-se mesmo o Senhor-Sol, apesar do indicativo do seu olvido. Vergonhoso são esses corvos da sul-américa, do centro-américa e dos paises muçulmanos árabes e africanos terem esse mesmo comportamento vira-lata.
São tantos esses adoradores que de tanto se baixarem, ficam de rabo descoberto; uns pedem que EU contenha o filhote hiperativo Israel; outros pedem que a China contenha o malcriado pimpolho, a Coreia do Norte; e assim vai crescendo o cordão desses FDP pucha-sacos, que por pouco não desnudam o desejo de serem sodomizados.
Comentário por edelvio coelho lindoso — 18/02/2011 Cancelar resposta


Nenhum comentário:

Postar um comentário