sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DEVANEIOS - CRI - MÉXICO, SÚDITO DOS EUA

O azougue do infante é a pasmaceira do senil

Clipping de Relações Internacionais

24/01/2011

WikiLeaks: FBI interroga clandestinos detidos no México


MÉXICO (AFP)
O governo do México permite que o FBI (a polícia federal americana) interrogue os milhares de imigrantes ilegais detidos em seu território para as investigações sobre terrorismo internacional, revela o site do jornal espanhol El País, que cita documentos vazados pelo WikiLeaks.
“O CISEN (Centro de Investigação e Segurança Nacional) autorizou que os ilegais fossem interrogados pelo FBI e por outras agências de segurança a pedido das autoridades americanas”, segundo o El País, que cita um telegrama da embaixada americana no México com data de 2008.
O FBI e as demais agências estariam “obcecadas” com a possibilidade de que o terrorismo internacional aproveite a “fragilidade da fronteira e a irresponsabilidade policial mexicana” para atacar os Estados Unidos.
Os interrogatórios aconteceriam nos centros migratórios nos quais o México mantêm os ilegais antes de repatriá-los para seus países de origem.

Ass autoridades mexicanas prenderam entre janeiro e setembro do ano passado 56.500 imigrantes ilegais, a maioria procedente de Honduras, El Salvador e Guatemala.
As estimativas, no entanto, são de que quase meio milhão de clandestinos entram anualmente no México para tentar chegar ao território americano por algum ponto dos 3.326 quilômetros da fronteira comum.
Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/110124/mundo/eua_diplomacia_wikileaks_m__xico

1 Comentário


É enjoativo ver um chefe de Estado Soberano baixar-se assim, diante de outro. Um amigo só pode ser considerado como tal, quando ele tem liberdade de pedir ao outro, o mesmo que o outro lhe pede. Alguem pode imaginar o México pedindo e sendo atendido para interrogar prisioneiros de Guantâmano, aos EUA? E para envinagrar mais essa utopia, que tal, de Quantico, na geografia yankee?
Pois é, orgulho, amor-próprio e respeito é incompatível com a atitude acima, e porisso esse galalau sai xerifando o mundo inteiro, menos a China.
Estou com tanta vergonha que escondo o rosto com um lençol, e assim não posso escrever.
Comentário por edelvio coelho lindoso — 24/01/2011


Cancelar resposta



Nenhum comentário:

Postar um comentário