segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DEVANEIOS - OBAMA, NETHANYAHU E ABBAS NA CASA BRANCA - (CRI)

Clipping de Relações Internacionais

05/05/2011

Obama e Netanyahu farão reunião na Casa Branca

EUA – AFP
O presidente americano, Barack Obama, receberá o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no dia 20 de maio, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira pela Casa Branca.
De acordo com o anúncio, os líderes esperam dialogar sobre todos os assuntos que são de interesse dos Estados Unidos e de Israel.
“O processo de paz paralisado no Oriente Médio deve ser um dos principais temas de discussão”, destaca a nota.
Os palestinos abandonaram as negociações retomadas no ano passado após Israel suspender a moratória sobre a colonização dos territórios ocupados.
O anúncio do encontro foi feito após o primeiro-ministro israelense ter qualificado, durante discurso em Londres, de “tremendo golpe para a paz” o acordo de reconciliação assinado hoje, no Cairo, entre os líderes dos movimentos palestinos Fatah e Hamas.
“O que aconteceu hoje no Cairo é um tremendo golpe para a paz e uma grande vitória para o terrorismo”, declarou Netanyahu aos jornalistas durante uma visita de um dia a Londres, onde se reuniu com o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
O presidente palestino, Mahmud Abbas, líder do partido Fatah, e o chefe do gabinete político do movimento radical Hamas, Khaled Mechaal, oficializaram no Cairo o acordo de reconciliação assinado na véspera, que encerra a divisão entre Cisjordânia e Faixa de Gaza e abre o caminho para a celebração de eleições gerais palestinas em um ano.
Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/obama-netanyahu-far%C3%A3o-reuni%C3%A3o-casa-branca-123236193.html
 
i

1 Comentario

Foram rápidos os israelenses. Vão já buscar o veto dos EUA com o apoio assegurado do RU, na ONU. São os implicantes, o Quarteto mais desafinado jamais visto. O Bibi ofereceu a sua Paz contra a não aliança e unidade dos palestinos. Esse grande cidadão se julga o deus da inteligência, contra a asnice do seu oprimido. Que paz tem esse abutre a oferecer? Aproveitar-se da inércia do Abbas, da sua lerdeza, da divisão do seu povo, para dia sim, dia não ir metendo o gadanho nas suas já minguadas terras, e no outro lado aumentando a carnificina de sempre. Se Obama cometer a insídia da ocasião da última pretensão exposta pela Palestina no plenário da ONU, onde foi o único entre todos, contra esse pleito, e com essa força portentosa e espúria, fez desabar o sonho desse milenar povo ali estabelecido será a ignomínia, novamente, para um democrata, na escrachada democracia-padrão do planeta. É agora o momento M dessa Palestina exaurida. Dêem-lhe seu espaço, com as fronteiras de 1967, restaurem sua moral, e assegurem-lhe como o mínimo de indenização as construções covardemente erigidas sobre seus cadáveres. Isso é o menor preço eticamente aceitável.
Comentário por edelvio coelho lindoso — 05/05/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário