sábado, 19 de março de 2016

DEVANEIOS - DE DENSIDADE DE QUATERNOS-ÁGUA

Tenho Cara De Antigamente, Quando "Pedra No Sapato" Era Uma Gafieira Família
ERA UM SALÃO DANÇANTE DE CLASSE SOCIAL BAIXA

Batuque

 Vamos delinear três densidades de um segundo Quaterno, a Água, exibição visível do Criador-Natureza, do Deus Todo-Poderoso.  No seu espaço criança, brando e frágil, projeto do que poderá ser conforme mudem os humores ou as circunstâncias, como também  acontece com os seres humanos.  O nascimento de um olho d'água, fonte primária de um rio.  Ejetado de um lençol freático, rios submersos com cursos de variadas extensões, aparece tímido e minúsculo à flor da terra, alimentado sistematicamente e procurando um declive mínimo que for, em terreno impermeável.  

Essa é a fonte de poderosos rios que cavarão seu leito de acordo com o volume hídrico que produzirá  e que poderão cavalgar em altitudes andinas mas terá andamento moderado se o declive for quase horizontal.  Levarão fertilidade em suas laterais, umidade climática, poderão ser piscosos e também leitos de navegação.  Passou de filete à rio e ficando caudaloso agregou respeito, engrossou outras correntes ou foi direto ao mar.  No grande oceano perde a identidade depois de distâncias reguladas pelo furor de sua embocadura.  Num tempo qualquer será mar.

Ali,com seu vizinho e parente vento participarão juntos de calmarias como de ebulições gigantescas, recebendo raios, trovões, barulhos ensurdecedores e torrentes de águas vindas de nuvens pejadas estará no Império dos três quartos do planeta terra.  Essa é a terceira densidade e a mais furiosa e temível que esse Quaterno tem a oferecer.  Outras águas têm funções diferentes.  Lagos, no geral são pacatos, mas vez ou outra se descontrola.  Despencando de cachoeiras são mortais apesar do jogo de cena indescritível que exibe.  

Assim, a água que higieniza, que dessedenta, que transporta, mas também que afoga, que salga, que ruge, que paralisa de medo.  Nos dá energia elétrica, nos dá alimentos, nos dá lazer.  De um banho manso pula para uma tragédia carregada de choros inconsoláveis.  Cambia como nós humanos em três dimensões:  infantilidade angelical, turbulência de incautos e quadros de terror.  Sendo um Quaterno do Deus nos enquadra quando se diz que somos a sua semelhança. Pelo menos neste jogo de densidades isso é uma vera afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário