quarta-feira, 9 de março de 2016

DEVANEIOS - DE MISTÉRIO DA MÚSICA

Tenho Cara De Antigamente, Quando Sofrença Era Um Estado De Espírito Depressivo
QUANDO SE AUTO-AÇOITAR ERA PRECISO

Complexo De Dafne

Com quantos paus se faz uma jangada?  Uma música, uma obra de arte emprega quantos artistas, quem é o hegemônico, quem é o indispensável?  Há o letrista, o poeta mensageiro.  Há o instrumentista vocal, que vai ao palco satisfazer olhos e ouvidos, é o ladrão de cena.  Há os instrumentistas, vários, de sopro (muitos), de cordas (alguns), de fole, ritmistas, tecladistas, todos estes os enfeites ou os envelopes que vestem a voz.  Está armado o que se precisa para expor a arte musical.  Naturalmente a voz desfila intacta entre esses sons, não pode ser atropelada.

Esse conjunto impressiona almas;  melodia vocal e instrumental se fixam na mente quando agradam e as de bom valor se perpetuam.  Por que só o cantor se beneficia da louvação e expande o seu nome, se ele é apenas o mensageiro, o carteiro bem arrumadinho de todo o aparato?  Acho até, que é o que mais ganha.  Ele tem o domínio da voz inatropelável.  Ele é a senhorita vestida lindamente pela harmonia e pela cadência que conduz imãs e poder de cativar.  Será mesmo que todos os outros são secundários?  Todos tem seus dotes doados pelo Criador, mas apenas o poeta e o cantor nada pagam.

Por que o cantor vive na luz de "Led", ou outros numa semi-penumbra e o vate é descartável e nem precisa estar presente na festa da celebração?  Falando na chorosa canção "Súplica Cearense", Gordinho e Nelinho, nessa singeleza de apelidos, sem identidade oficial, são autores incontestes de um poema rude, nascido da terra e com valor de comover os mais empedernidos, e são anônimos apenas abraçados por seu Pai Maior, ausentes das galas festivas nas suas apresentações.  "Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho, pedi pra chover, mas chover de mansinho..."

...pra ver se nascia uma planta no chão.  Meu Deus, perdoe eu encher os meus zóio de água e ter-Lhe pedido cheiinho de mágoa pro sol inclemente se arretirá.  Ó Deus, será que o  Senhor se zangou, e só por isso o sol se arretirou, fazendo cair toda a chuva que há.  Meu Deus, se eu não rezá direito o Senhor me perdoe mas eu acho que a culpa foi, desse pobre que nem sabe fazer oração.  Desculpe, eu pedi a toda a hora para chegar o inverno, desculpe eu pedi para acabar com o inferno que sempre queimou o meu Ceará."  Gente, louvemos esses dois abençoados de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário