domingo, 6 de março de 2016

DEVANEIOS - DE PARQUE DE DIVERSÕES

Tenho Cara De Antigamente, Quando Uma Folha Vagando Na Rua Lembrava Desprezo
OUTRA IMAGEM É A DO FÓSFORO QUEIMADO JOGADO AO CHÃO

Folhas Contraditando Frutos

Os escorregos da vida contraditando os que se vêem nos parques infantis em todas as cidades, não têm no seu final, abaixo, um rebique em aclive para assegurar o prazer aos infantes que ali se divertem.  A segurança da terra firme na descida, depois dos arrepios vertiginosos do alto até o seu fim.  Na vida braba, depois da subida por uma escada, ela nos empurra num embique furioso, cada vez mais acentuado, até cair esparramado, para talvez não mais repetir a façanha entusiástica das crianças.  O declive do longo viver nos tira aos poucos a mobilidade.

Nos priva devagar do poder de ver perigos, para a segurança, e também de enxergar belezas para desfrute da alma.  Ouvimos menos, distinguimos menos ainda.  Os sentidos perdem a sensibilidade, a comunicação se prejudica e a paciência dos mais jovens nos parecem sempre mais curtas.  Experiência, para os outros, é prato refugado, todo velho é cinzento e cheira a naftalina; se o falar for arrastado, para os jovens chega a ser um desafino que atrapalha seu "funque" mavioso, que o deixa irritado por não enxergar-lhe a baianidade buliçosa.

Os jovens garantem a liberdade do tudo, também a manutenção das guerras;  aos velhos cabe a memória e o deslinde entre o bem e o mal, alimento digerido à vivas forças por uma minoria no geral com algum defeito.  E eu pergunto, e o céu cabe à quem...!?  Aos inquietos, aos apenas graciosos, lá cabem jovens e senis, ou serão apartados em grupos homogêneos, tal-qual aqui?  E a razão, e o juízo, e o labor?  Anjo velho tem as asas cortadas, serão capengas, ou apenas claudicantes!  Ou a vida celeste é atemporal e em razão disso a mesmice é lá, a mãe da chatice?

Oh, lasqueira, num "sabemo".  "Vamo" enfrentar uma tranqueira.  Esse bom humor destrambelhado, lá é permitido?  Se lá tudo é assexuado, se somos lá, éter, que forma teremos?  Se planamos, não andamos nem desfilamos, se a um clique do pensamento já vamos estar no objeto;  se não sentamos, nem dormimos, nem suamos nem temos frio, como será?  Se apoquentem, não.  Deus tudo proverá.  Seus mistérios, Ele nos mostrará na medida que é dEle.  E é melhor nos enrodilharmos em nossa pequenez e esperar para ver as maravilhas que nem a NET até agora nos mostrou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário