segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DEVANEIOS - DE ABERTURA DE RAPHA (GAZA-EGITO)


Rio Grande, 30 de Maio de 2011

Faixa de Gaza

- 25-05-2011 -

O Egito vai abrir a sua única passagem com a Faixa de Gaza a partir deste sábado, anunciou nesta quarta-feira o governo militar do Cairo, facilitando significativamente o bloqueio imposto por Israel há quatro anos no território governado pelo Hamas. A medida, por outro lado, tem o potencial de desgostar Israel.

A agência oficial egípcia Middle East News Agency (Mena) disse que a fronteira de Rafah será aberta de forma permanente a partir de sábado, das 9 às 21h, todos os dias, exceto sextas-feiras e feriados. Isso dá aos palestinos de Gaza uma maneira de entrar e sair livremente do seu território pela primeira vez desde 2007, quando o grupo Hamas assumiu a administração do território e Israel e Egito fecharam aquela via.

A Mena disse que a decisão de abrir a passagem de Rafah é parte dos esforços para acabar com o estatuto da divisão palestina e facilitar a reconciliação nacional. O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito, Nabil Elaraby, disse ao canal árabe Al-Jazeera no final do mês passado que o fechamento da passagem de Rafah estava prestes a terminar, classificando a decisão de fechar de "repugnante".

Os moradores de Gaza têm contornado o bloqueio através do funcionamento de centenas de túneis de contrabando sob a fronteira entre Gaza e o Egito, de 9 milhas. Os túneis têm sido usados para trazer todo o tipo de produtos, bem como pessoas. Já Israel acusa o Hamas de usar os túneis para trazer armas até a Faixa de Gaza, incluindo foguetes caseiros que podem atingir algumas cidades da fronteira.

(com informações do Haaretz)

Comentários(1)
Aleluia. Na foto, três mulheres de três gerações, as primeiras a aproveitar a liberdade de ir mais longe, com os rostos tristes por tantos sofrimentos.
Parabéns aos dirigentes provisórios do Egito, Que Alá os ponha longe da manha corruptiva dos imperiais do G-8. Se algum for tentado pelos US$40 bilhões, adeus alegria dos Palestinos, e dos egípcios, dai em diante. Liberdade, dignidade e independência, abortadas.
edelvio coelho lindoso 28-05-2011 - 22h01min
AGORA, 070314, após 2A e 10M, vigora tudo que está no último parágrafo acima.  Governo eleito durou míseros  sete meses. Presidente deposto pelo exército aguarda a forca e o mesmo general Sissi, agora marechal é o novo mula amricano, traficado pelos bilhões falsos, dinheiro  de judas.
edélvio coelho lindoso


Comparte Jornal Agora - Todos os direitos reservados


Nenhum comentário:

Postar um comentário