segunda-feira, 30 de novembro de 2015

DEVANEIOS - DE LIVRO DE MÁGOAS (8)

Tenho Cara de Antigamente, Quando  Quem Mostrasse O Maior De Todos Iria Preso
ERA TACAPE NO CACHAÇO

Capela D Zodíaco

A MAIOR TORTURA

Na vida, para mim não há deleite.
Ando a chorar convulsa noite e dia...
E não tenho uma sombra fugidia
Onde poise a cabeça, onde me deite!
E nem flor de lilás tenho que enfeite
A minha atroz, imensa nostalgia!...
A minha pobre mãe tão branca e fria
Deu-me a beber a mágoa no seu leite!
Poeta, eu sou um cardo desprezado,
A urze que se pisa sob os és.
Sou como tu, um riso desgraçado!
Mas a minha tortura inda é maior!
Não ser poeta assim como tu és,
Para gritar em verso a minha dor!...

A FLOR DO SONHO

A flor do sonho, alvíssima, divina,
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
Pende em meu seio a haste branda e fina
E não posso entender como é que, enfim,
Essa tão rara flor abriu assim!...
Milagre... fantasia... ou, talvez, sina...
Ó flor que em mim nascestes sem abrolhos,
Que tem que sejam tristes os meus olhos
Se eles são tristes por amor de ti?!...
Desde que em mim nascestes em noite calma,
Voou ao longe da asa da minha'alma
E nunca, nunca mais eu me entendi...

NOITE DE SAUDADE

A noite vem poisando devagar
Sobre a terra, que imunda de amargura...
E nem sequer a benção do luar
A quis tornar divinamente pura...
Ninguém vem atrás dela a acompanhar
A sua dor que é cheia de tortura...
E eu oiço a noite imensa soluçar!
E eu oiço a soluçar a noite escura!
Por que és assim tão escura, assim tão triste?!
É que, talvez, ó noite, em ti existe
Uma saudade igual à que eu contenho!
Saudade que eu sei donde me vem!...
Que eu nunca sei quem sou, nem o que tenho!!


MAIS FLORBELA COM SEU DOM



















Nenhum comentário:

Postar um comentário