sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

DEVANEIOS - DE O CRIADOR , A CRIATURA E A CRIAÇÃO - 021

Devaneios

Edélvio Coêlho Lindoso

Segunda-feira, 1 de julho de 2013

CAMPEONATO - O DE SEMPRE (3) - E MAIS ALGUMA COISA

    BRASIL CAMPEÃO DAS CONFEDERAÇÕES.  HULK NA SUA PARAIBA, MONTADO NUM CARRO DOS BOMBEIROS.  QUE VERGONHA.  UM GESTO DE CAMPEÃO SERIA DECLINAR DAQUELA ATENÇÃO FAJUTA.  POLÍTICA, QUE SUJEIRA.  QUE GOVERNADOR SE ADONA DE UM PRÓPRIO DO ESTADO PRÁ TAMANHO DISPARATE.

    CONTINUO INSISTINDO QUE IMPRIMAM O CACOETE DA PERGUNTA:  VAI AI UM 3 POR 2.5?, UMA REFERÊNCIA `AS CELAS DOS CCA (COMPLEXO DE CASA DE APENADOS).  NÃO ACREDITO NO SUCESSO DESSA IDEIA, QUANDO AFIRMO A DIVINIZAÇÃO DOS POLÍTICOS APÓS A DIPLOMAÇÃO E O TOTAL DIVÓRCIO COM OS ELEITORES ATÉ O PRÓXIMO PLEITO FEITO COM TANTA NATURALIDADE.  ELEITOR RUIM, POLÍTICO RUIM  .  PARTIDOS    MÍNIMOS QUE DEVERIAM LUTAR  PARA SEREM DIFERENTES, NA VERDADE SÃO IGUAIS NOS MAUS COSTUMES.

CONSIDERANDO QUE SOMOS VITORIOSOS NA IDEIA QUE DE INÍCIO ESTAMOS CUIDANDO DA PARTE FORMAL DO PROGRAMA QUE É A EREÇÃO DOS ESPIGÕES, VOU DESENHAR O QUE SERÁ A REALIDADE FUNCIONAL DO BRASIL QUANTO A ISTO.  SERÃO VINTE E SEIS ESTADOS COM UM COMPLEXO NAS CAPITAIS, MAIS OUTRO NAS SEGUNDAS CIDADES MAIS POPULOSAS, E MAIS UM NO DISTRITO FEDERAL, BRASÍLIA.  AO TODO CINQUENTA E TRÊS CONSTRUÇÕES, TODA A CAPILARIDADE PARA ABRIGAR TODOS OS FORA-DA LEI CRIMINOSOS E INFRATORES, DEIXANDO LIVRES OS HOMENS DE BEM, PARA PRODUZIR E TER UMA VIDA PRAZEROSA EM FAMÍLIA.

 

       

 

Devaneios

Edélvio Coêlho Lindoso

Terça-feira, 2 de julho de 2013

O CRIADOR, A CRIATURA E A CRIAÇÃO

    Estou voltando de onde parei.  De Deus concedendo os cinco sentidos à suas criaturas para orientação, defesa, provenção  e ploriferação.  Ao homem, criatura especial, além disso deu razão, juízo, memória, tudo isso numa área nobre, o cérebro, morada da alma, a chama da vida.  Deu-lhe também, sem ter as ferramentas que seus irmãos têm, a capacidade de exercer os mesmos poderes. Voam, nadam, mergulham e se intrometem na terra com aparelhos criados por sua inteligência também especial.  Por que todos temos olhos, narizes, ouvidos, oralidade e percepção? Peixes, aves, répteis, micróbios macróbios, e na região capital, como uma cabine de comando, no alto ou à frente do corpo?  Por que falamos de Deus como se fosse como nós.  Que nos vê, nos ouve, nos olfata, nos fala e nos tateia?  Deus não tem sentidos, prescinde deles, gere o mundo, isto é, o universo por uma lei da Física, percebida por Arquimedes, que ordena que a cada ação corresponda uma reação.  Nada mais além disso. Se uma arma estiver apontada em ponto de disparo e em sua frente passarem o Maluf e a Santa em vida, dra. Arns, tragada no terremoto do Haiti, e até hoje não encontrada, irão perecer. Isso é uma lei natural e Deus não faz milagres, como alardeiam os pentecostais, adeptos da espetacularização religiosa.  A carnavalização dessas seitas são anti-divinas.  Nessa simples lei Física Deus disciplina a Natureza equilibrando a capacidade alimentar do Globo Terrestre nos atos de morrer e nascer. As guerras, as pestes e as catástrofes cumprem seu papel sob a direção Suprema.  

    O Maniqueísmo, isto é, o bem e o mal confrontando-se no fenômeno chamado de dualismo já foi  configurado como religião.  Não, não é, mas é um direito natural a nós concedido, onde não há insubordinação da Criatura contra o Criador.  O Deus usa simbolicamente uma balança com dois pratos;   entre eles, no alto há o  fulcro, ponto de equilíbrio, com os pratos ora alto, ora baixo e vice-versa, isso é a medida humana nas suas nuances, ponto central, ponto extremo, sempre cambiantes.  Assim concluiu Maniqueu.(persa ou atualmente, iraniano).

    A carne gera a carne mas o espírito não gera espírito, por isso mesmo no ninho doméstico sequer há paz e unanimidades.  Feições parecidas são herança genética;  não há herança espiritual, pode haver afinidade ou intolerância em vários graus.  Os espíritos têm autonomia e individualidade.  Eles são gerados de Deus, o Grande Espírito e espalhados por todo o Universo com sua tendências, qualificadas apenas por nós, não pelo Pai;  eles são luz com vários tons de luminosidade e têm como objeto se afinarem com a Luz maior e para Ele tornarem na vida além.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Devaneios

Edélvio Coêlho Lindoso

Terça-feira, 2 de julho de 2013

O DE SEMPRE E A CRIAÇÃO

    Gente, continue a plantar no inconsciente coletivo o jargão:  Vai um 2.5 por 3 ai?, em relação aos CCA(Complexo de Casa de Apenados) para nos aliviar das pressões dos tendentes ao mal, promessa de Deus na separação entre ovelhas e bodes.  Tentei de tudo para me aproximar de políticos e jornalistas com essas ferramentas da NET, mas é uma missão impossível.  CANSEI, DECEPCIONEI-ME E ESTOU EM RECESSO.

    BOM, FALEI DA CRIATURA E DO CRIADOR, NO MEU ENSAIO ANTERIOR.  VOU FALAR AGORA, DA CRIAÇÃO, DE COMO DEUS, DO CAOS DISSE:  "FIAT LUX", FAÇA-SE A LUZ E  DAI CRIOU O DIA E A NOITE E FOI COLOCANDO AS COISAS NOS LUGARES:  ÁGUA PRA LÁ, TERRA PRA CÁ ETC...  CRIOU O HOMEM DO HUMUS, DAI O NOME, DA TERRA LODENTA, VERDOENGA E ÚMIDA, TANTO QUE NOSSA CONSTITUIÇÃO É 77% DE LÍQUIDOS.  DIZEM QUE SERROU UMA COSTELA DO ADÃO E DAI SURGIU A EVA.  SÃO NATURALMENTE LENDAS, JÁ QUE ESSES LIVROS, DOS TRÊS POVOS NASCIDOS NA MESMA REGIAO, A PALESTINA, CADA UM, APESAR DE MEIO-IRMÃOS, PROFESSANDO UMA RELIGIÃO DIFERENTE, DANDO NOMES DIFERENTES PARA SEUS CRIADORES, VEJAM QUE IMBECILIDADE, SE MATANDO MUTUAMENTE EM TEU NOME, SANTO DEUS.  SÃO OS ISLAMITAS, ARABIZADOS, COM SEU LIVRO SAGRADO CHAMADO ALCORÃO E SEU DEUS, ALÁ;  SÃO MAIORIA EM CONSIDERÁVEL NÚMERO, SÃO OS MAIS ANTIGOS DOS POVOS, FILHOS DO MESMO ABRAAO ATRAVÉS DE AGAR, EGÍPCIA E SEU FILHO ISMAEL.  DEPOIS VEM O MESMO ABRAÃO, HEBREU, COM SUA MULHER SARAH E ISAAC, FILHO, COM A SUA TORÁ, LIVRO SAGRADO E SEU DEUS DOS EXÉRCITOS, SEM NOME. ESPALHADOS PELO MUNDO INTEIRO NUM ÊXODO INTERROMPIDO EM 1948, NUM GESTO POLÍTICO IMORAL APOIADO POR AMERICANOS E A CUSTA DE TERRAS E MUITO SANGUE DE SEUS IRMÃOS PALESTINOS, ATÉ O MOMENTO QUE PONHO O DEDO NESTE PONTO(.).  APÓS ESSA SAGA É QUE VEM A RELIGIÃO MAIS NOVA; TEM POUCO MAIS QUE DOIS MILÊNIOS, O CRISTIANISMO, COM O NOVO TESTAMENTO COMO LIVRO SAGRADO E JESUS POR DEUS.  A SACRALIDADE DESTES TRÊS LIVROS  É DITA POR SEUS ADEPTOS; NÃO HÁ TEOFANIA AFIRMANDO ISSO.  O MELHOR É PORTANTO LÊ-LOS COMO LIVROS HISTÓRICOS, ATENTOS AOS EXAGEROS E NACIONALISMOS DE CADA UM E NISTO NÃO HÁ PECADO ALGUM.  RELIGIÃO É PROCESSO CULTURAL, FRÁGIL PORTANTO.  O NORMAL É FILHOS ACOMPANHAREM OS PAIS NESSAS PRÁTICAS, SEM QUE REALMENTE HAJA CONVERSÃO, COMO O APREGOADO.  OS CONCEITOS MORAIS SEMPRE ESTARÃO PRESENTES EM TODAS ELAS, EMBORA DIVERSIFICADOS.

    OS QUATRO ELEMENTAIS QUE ASSEGURAM A VIDA EM NOSSO PLANETA SÃO;  TERRA, ÁGUA, AR E FOGO. A RELIGIOSIDADE (PROCURA DE LIGAÇÃO COM A ORIGEM) HUMANA É FISIOLÓGICA E INSTINTIVA.  SE, HIPOTETICAMENTE, COLOCÁSSEMOS UMA CRIANÇA NUMA ILHA SOZINHA E ELA RESISTISSE, CUMPRINDO OS ESTÁGIOS NORMAIS DE VIDA, DE ALIMENTAÇÃO, DE DESSEDENTAÇÃO, DE SUPERAÇÃO DE INTEMPÉRIES, DE CURIOSIDADE E DE INTERPRETAÇÃO DOS VALORES DO VIVER, COM LINGUAGEM PRÓPRIA, TALVEZ POR IMITAÇÃO DOS SONS ANIMAIS, ELA, PODEM CRER, DESENVOLVERIA  UM RITUAL DE LOUVOR ÀS FORÇAS NATURAIS, NA INTENÇÃO DE APAZIGUÁ-LAS QUANDO LHE PARECESSEM HOSTIS.  ESSE É O VALOR INTRINSECO E MORAL DESSES RITOS E SE CHAMA ANIMISMO.  EU ME CASTIGO POR NÃO TER GUARDADO O NOME DE UM FILÓSOFO PORTUGUÊS, QUANDO O LI, MAS NÃO ERA TÃO LIGADO NESSES ASSUNTOS, COMO AGORA.  ELE DIZIA QUE O CRISTO ERA VENDIDO NO GROSSO E A VAREJO, COMO UMA PEÇA DE VIANDA EXPOSTA NO MERCADO.  CADA UM LEVAVA O NACO QUE LHE INTERESSAVA.  ASSIM SÃO OS LÍDERES DESSAS NOVAS SEITAS QUE VEJO EM NOITES INDORMIDAS, MADRUGADAS A DENTRO;  O BISPO FICA EM PÉ NUM BANQUINHO, E NOS DOIS LADOS DELE DESFILAM OS TOLOS PARA RECEBER  UM TOQUE DELE NA CABEÇA.  OUTRO, AO LADO  DE UMA TREMPE DE QUARTOS DE TOALHAS QUE ELE PASSA SOBRE O ROSTO COMO SE FORA PARA ENXUGAR O SANTO SUOR, E ENTREGA AOS FEMINTOS, ASSIM COMO ESTÁ ESCRITO,  PRESSUROSOS  PARA LEVAR A SANTA RELÍQUIA, OU SERIA UM TALISMÃ, PARA SEU RECANTO NO LAR.  SÃO EMBUSTEIROS, ENQUADRADOS NO CÓDIGO PENAL E AS SUAS, SÃO CHAMADAS IGREJAS ELETRÔNICAS, POR LEMBRAR AQUELAS ANTIGAS MÁQUINAS REGISTRADORAS. POR QUE A FAZENDA DA RES PÚBLICA NÃO INVESTE SOBRE ESSES ASSALTANTES DA FÉ DESSA GENTE DESESPERADA MAS ILUDIDA?

    VAMOS FALAR DA CRIAÇÃO, DE MODO MAIS POÉTICO, DE COMO DEUS SE REVELA AINDA HOJE PARA QUEM QUISER VER.  DEUS ESTÁ EM TODA A NATUREZA, A NATUREZA É DEUS.   Andaram querendo dizer que deus é mulher porque mulher cria, não o homem.  Que bobice.  Eu já disse que Deus é espírito na sua expressão de maior pureza;  é essência de onde provem a vida e para onde ela retorna.  vejam o Deus-Natureza na brisa mais mansa que possa avaliar; é fria mas pode ser morna para ser sentida pelos sentidos que Deus nos ofereceu.  Ela agita levemente as pequenas  folhas verdes dos arvoredos;  pulsa um pouco mais forte e como que arrepia a cabeleira do bosque.  Era silenciosa e agora silva, dá pequenos rugidos;  o bambual adiante percebe o aviso e se curva em louvor do Divino;  Ele passa por cima daquela verde marquise a abençoando.  Um coqueiro  altíssimo, em cujas artérias sobem a água que vai ser introduzida no seu fruto, se inquieta em volteios como se fora passos de dança.  Já não é brisa branda, é vento doido, encrespa a areia fofa em redemoinhos, fazendo-a subir como em cone invertido;  vai em direção ao mar, ondas espumantes, ondulações  em crescente;  enfuna as velas das jangadas, impede o jangadeiro de fumar.  Uma tromba de água se ergue, vai quase ao infinito e deságua com a força de uma pedra num aguaceiro de  inverno sobre todo o oceano.  É a Natureza, é a imagem de Deus. É de uma beleza rara, é lírico, é drama mas pode ser tragédia;  pode matar, mas pode dar vida;  morte e vida são do domínio de Deus.  Pois eu digo;  querem louvá-lo?,  vão pro seu recolhimento, pro seu segredo, na cama, na palha ou na rede e diga pra Ele do seu medo, agradeça-lhe a visão plástica e colorida, o seu bem estar agora, enquanto outro pode estar chorando a perda de um querido',mas

 consciente do poder de Deus, ainda assim o louva sem limites.  Ai, quem me lê, estou mostrando como Deus se apresenta diuturnamente e que poderoso valor tem os sentidos que nos doou, para podermos usá-los, todos os cinco, enquanto Ele quiser.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário