sábado, 25 de janeiro de 2014

DEVANEIOS - DE BOOGIE, + UMA VEZ E TABU - 026

Devaneios


Edélvio Coêlho Lindoso


Terça-feira, 9 de julho de 2013

“BOOGIE WOOGIE - NA FAVELA"

1946 - O "Grande Irmão do Norte" tirou-nos do "Big Stick", diplomacia do chicote e instituiu a "Política da Boa Vizinhança". Como sempre ele usa todos os instrumentos para colonizar: Religião, Maçonaria, Gibi, Música, Moda e o que mais for.  Não sei quem foi o autor, nem da letra, nem do ritmo, mas esse vexame ai é nosso. So sei que foi gravado por Elza Soares, Miltinho, Ciro Monteiro e Jovelina, Pérola Negra.

Chegou o samba minha gente lá da terra do tio Sam com novidade,  e ele trouxe uma cadência que é maluca pra mexer toda a cidade.  Oh boogie woogie ( três vezes), a nova dança que balança mas não cansa, a nova dança que faz parte da política da boa vizinhança.  E lá na favela toda batucada já tem BW,  até as cabrochas já dançam e só falam no tal BW.  E o nosso samba foi por isso que aderiu, no Amazonas,  Rio Grande, São Paulo e Rio, ao BW(três vezes), a nova dança que surgiu.

FRASES

AS LÁGRIMAS SÃO A VOZ MUDA DO CORAÇÃO.

NÃO PRECISAMOS DE MAIS POLICIAIS NAS RUAS, PRECISAMOS DE MENOS BANDIDOS LIVRES.`

AMANTES

JÂNIO e ELOÁ - HAMLET e OFÉLIA -  NAPOLEÃO e JOSEFINA - HITLER e EVA - FHC e RUTH - FIGUEREDO e DULCE - COSTA e SILVA e IOLANDA - TANCREDO e RISOLETA -

HUMOR

CASAL DE JAPA É ENCURRALADO DENTRO DE CASA.  BANDIDOS AMARRAM O MARIDO E ABUSAM DA MULHER.  VÃO-SE.  OS DOIS JÁ SOLTOS E O MARIDO EMBURRADO.  A MULHER INCOMODADA TENTA CONSOLAR O MARIDO.  NÃO VISTE QUE EU ESTAVA IMOBILISADA, QUE NADA PODIA FAZER?  ELE: E PLECISAVA FECHAR OS OLINHOS, PLECISAVA?

JAPA VOLTA PARA CASA DE IMPROVISO E ENCONTRA A MULHER E UM DESCONHECIDO NA CAMA.  AMBOS, NUS E APAVORADOS, ENCOLHENDO-SE O MAIS POSSÍVEL, SÓ OUVIAM O INFELICITADO GRITAR:  VAI MOLER, VÃO MOLER POR QUE TÃO FAZENDO ISSO DEPOIS DO ALMOÇO.

PÓS-ADOLESCENTE NO FIM DO ONIBUS, NO BANCO SOBRE AS RODAS AVISTA NA PARTE DE CIMA DA CADEIRA EM FRENTE UMA MÃO LINDA, DE VINTE ANOS DE IDADE.  A DONA DO BRINDE, QUE ELE SÓ PODE VER DO PESCOÇO PRA BAIXO, VESTIA UMA CAPA DE PLÁSTICO VERDE, POIS CHOVIA.  O COLETIVO TREPIDAVA E VEZ EM QUANDO UM GOLPE DE DIREÇÃO FAZIA A JOVENZINHA VACILAR PRA FRENTE.  O INFELIZ SENTIA O ROÇAR DE TÚRGIDO SEIO, COM UM MAMILO AQUECIDO ACARICIANDO-LHE O OUVIDO.  ELE SE ESFOÇAVA PARA COOPERAR COM ESSA CÓPULA IMPOSSÍVEL DE DEVANEIO.  VIRTUALMENTE ELE DESLOCAVA O PESCOÇO NUMA LATITUDE LATERIAL “TRÉE” IMPOSSÍVEL. ESSE CALOR PRÉ-NUPCIAL DUROU ATÉ O ESVAZIAMENTO DO CARRO JÁ PRÓXIMO.  QUANDO A MOÇA SE AFASTOU UM POUCO, ELE NOTOU A CAPA DE PLÁTICO DURO, COM UM BICO QUE ATÉ PODERIA FURAR-LHE O OLHO, NA ALTURA DO SEU AUDITIVO.  ELE OKHOU COM DESPREZO A DONZELA, E DISSE ENTRE DENTES: USURPADORA...,

 

 

 

 

 

Devaneios

Edélvio Coêlho Lindoso

Quarta-feira, 10 de julho de 2013

MAIS UMA VEZ

    Ontem em Jô e suas meninas mais uma vez as repetições de sempre sem que se fale em Segurança Pública.  O GOVERNO DE DILMA REALMENTE AMEAÇADO.  NADA DAS PERALTICES PETISTAS PODEM VALÊ-LA.  HÁ UM CLIMA DE CANSAÇO.  COMO SUGESTÃO INDICO PELA ENÉSIMA VEZ;  DOS TRINTA E NOVE MINISTÉRIOS, DOIS TERÇOS, ISTO É, , VINTE E SEIS DEVEM SER DELETA DOS, FCANDO APENAS TREZE, QUE TALVEZ SEJA MUITO, AINDA,  JÁ QUE TAMBÉM DEVERÁ SER O NÚMERO DE ASSESSORES PARA CADA DEPUTADO E SENADOR;  CONTUDO, QUE EM TROCA DOS DOIS TERÇOS DELETADOS SE CRIE O MINISTÉRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA, COM UM CACIQUE DE RESPEITO NA LIDERANÇA E UM COFRE ADEQUADO ÀS SUAS NECESSIDADES INTRÍNSECAS.  TOTAL AUTONOMIA E PERFEITA ADEQUAÇÃO COM TODAS AS POLÍCIAS QUE AQUI EXISTEM.  NÃO MAIS POLICIAIS, MAS MENOS BANDIDOS NAS RUAS.  NÃO MAIS O JOGO DE ENXUGAR GELO, DE PRENDE E SOLTA, MAS TAMBÉM O APAGAMENTO DE LEIS ABSURDAS DE REGALIAS COMO LICENÇA DE PRISÃO PRA VISITAR A MÃE QUERIDA.  NADA DE PRIVILÉGIOS QUE DESANIMEM O TRABALHO INSANO E ARRISCADO DOS POLICIAIS, AO VER NO DIA SEGUINTE O MALANDRO QUE FOI PRESO ONTEM, FLAUTANDO NAS RUAS E FAZENDO A ÚINICA COISA QUE MALANDRO SABE FAZER.  NÃO SE ESQUEÇA QUE A MORTE DO BRIAN, O BOLIVIANO DE CINCO ANOS,  NO COLO DA MÃE, QUANDO AOS PRANTOS PEDIA QUE NÃO O MATASSEM NEM MATASSEM SUA MÃESINHA.  O ASSASSINO FOI UM JOVEM BANDIDO DE DEZENOVE ANOS, QUE ESTAVA VADIANDO, SOLTO  DE UMA PRISÃO PARA VISITA À SUA MÃE.  BANDIDO NÃO TEM SENTIMENTO FAMILIAR PARA TAL REGALIA E ESSA LENIÊNCIA É A PRÓPRIA DESMORALIZAÇÃO DO REGIME JUDICIAL DE NOSSO PAIS.  SEM FALAR NAS DORES INDIZÍVEIS QUE UM DESORDEIRO PÓS-ADOLECENTE TEM A CAPACIDADE DE PRODUZIR.

    OS DOIS ALEIJÕES DE NOSSA CULTURA QUANTO AO TIPO DE POLÍTICOS QUE ABRIGAMOS; O DAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, DO BRASIL COLONIA, E O DO CORONELISMO, AI JÁ NA NASCENTE REPÚBLICA.  NO PRIMEIRO CASO LEMBRO-VOS DE FERNANDO DE NORONHA, PRESENTE DADO POR PORTUGAL AO PORTUGUÊS DE MESMO NOME QUE NUNCA AQUI ESTEVE PARA SE APOSSAR DO QUE ERA SEU, DE DIREITO.  ESSE MALDITO COSTUME ARRAIGADO COMO UMA TATUAGEM NO INCONSCIENTE DOS BRASILEIROS MAROTOS DE NOSSA PoLÍTICA DE HOJE.  NOMES DAS MESMAS FAMÍLIAS SE PERPETUANDO E SE SUBSTITUINDO NO PODER, ATÉ AGORA:  SARNEYS NO MARANHÃO E RECENTEMENTE SE ESPRIANDO PARA O AMAPÁ;  OS ALVES, NO RN, MAGALHÃES NA BAHIA, BRAGA, MENDES E MESTRINHO, NO AMAZONAS, CUNHAS NA PARAHIBA, E SE VOCÊ QUISER SE ESTENDER POR TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, VAI  ENCONTRAR  A MESMA PRAGA, QUE PARECE AS PRAGAS DO EGITO.  BOM, OS CORONÉIS VIERAM DEPOIS, JÁ NO INÍCIO DA REPÚBLICA DE QUE SOMOS HERDEIROS.  COSTUMAVA-SE COMPRAR PATENTES MILITARES DA GUARDA NACIONAL.  A MAIS PRESTIGIOSA ERA A DE CORONEL, MAS HAVIA A DE ALFERES, EQUIVALENTE A SUB-OFICIAL, HOJE NA CLASSIFICAÇÃO DE SARGENTOS, O CASO DO TIRADENTES.  UM CAPITÃO FAMOSO FOI O VIRGULINO, SIM SENHOR, CAPITÃO LAMPIÃO, COM A GRAÇA DO PADIM CIÇO, SANTO MILAGREIRO E DEPUTADO PELO ESTADO DO CEARÁ. TÁ AI  ESSAS FIGURAS REPETITIVAS DOS CORONÉIS DE HOJE.  COSTUME INFERNAL, ENCALACRADO, QUE NEM RESA BRAVA CONSEGUE ELIMINAR.

    EU SONHO SIM COM UMA MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO, QUE DÊ AO BRASIL O DIREITO DE TER POLÍTICOS FORMADOS EM CURSO SUPERIOR DE POLÍTICA, PARA EXERCER CARGOS ELETIVOS NO NOSSO BRASIL.  GENTE NOVA QUE EXPONTÂNEAMENTE ESTARÁ SE HABILITANDO PARA ESSA PROFISSÃO, DEMONSTRANDO DESDE JÁ, VONTADE PRÓPRIA E VOCAÇÃO.  SERÃO COMO NOSSOS DIPLOMATAS,  PROFISSIONAIS CAPAZES, DE FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PRIMEIRA CATEGORIA, COM VOCAÇÃO E VONTADE DE SER ISSO.  SANGUE NOVO E JUVENTUDE NESTA PROFISSÃO ATÉ AGORA TÃO DESMORALIZADA.  SÓ SE TEM A GANHAR, O PAIS E A SOCIEDADE,  ADEUS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS E CORONELISMO.

    COM SISTEMA DE APENAÇÃO ESTALANDO DE NOVO, COM FORUM JURÍDICO ACOPLADO AO COMPLEXO GARANTINDO PRONTO DE SOCORRO DE JUSTIÇA A TODOS OS BRASILEIROS EM CINQUENTA E TRÊS INSTITUIÇÕES DESSAS POLARIZADAS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.  COM A SERIEDADE COMO CONSEQUÊNCIA NOS ATOS POLÍTICOS DESSE MOMENTO.  COM O NOVO REGIME DE CARGOS POLÍTICOS ELETIVOS EM VIGOR, ESSE NOVO BRASIL DARÁ UM SALTO DE QUALIDADE, COM HOMENS DE BEM CIRCULANDO E PRODUZINDO COM LIBERDADE E SENDO FELIZES, E OS COM DESVIOS DE COMPORTAMENTO, TRANCAFIADOS EM REGIME RIGOROSO E SÉRIOS, SEM PRIVILÉGIOS, COM DIREITO, APENAS, O BRASIL RESTAURARÁ, SE É QUE JÁ TEVE, O RESPEITO NO PALCO INTERNACIONAL, E SE INQUIRIRÁ A QUAL SOCIEDADE DE NAÇÕES QUER SE FILIAR, COM IGUALDADE DE DIREITOS E RESPEITO.

DEVANEIOS

Quinta-feira, 11 de julho de 2013

TABU QUEBRADO

   Relembrando agora os movimentos convulsionais recentes quando todo mundo quer dar um "diagnóstico" mas não se consegue;  são colunistas de jornais, de revistas de TV, programas de política, entrevistas e loucuras à quatro;  são somente opiniões;  pois, lá vão as minhas.  É muito do ser humano e mais ainda do brasileiro ser atraído por espetáculos e aglomerações;  sejam religiosas, sejam de carnavais, sejam de corpo de delito de um desastre feio e vermelho como uma fratura exposta;  seja a gritalhada de um Conselheiro, o berro de um Lulista,  o brado de Reforma Agrária na Lei ou na Marra que precedeu o Golpe Militar.  A Universal consegue isto, os Evangélicos tilitantes das madrugadas também.  Por isso, caros que me leem, não levem muito a sério o que viram.  Imagino que grande bocado dos apinhadores têm esse perfil;  outro bocado é do arrocha, que traduzido é, com a ablação do A e a rocha virando roça, de roçar, se esfregar;  outro bocadito é de bandidos de fato, que se aproveitam disso como distração para seus saques.  Enfim, agora em recesso não voltarão, porque não é movimento reinvidicatório de fato, no entanto os canais que citei tirarão proveito disso, orientando à direita e à esquerda, e isto sim, pode resultar em resultados.

    Quero pinçar a figura do Lula, com fanicos de coceira de vontade de voltar;  parecendo um Zumbi ou assombração volteando a Dilma apavorada.  'É próprio da linha do tempo e do DNA do petismo, os confrontos, sempre contra damas, como a Erundina, a Heloisa e contra a Marina; não é de estranhar que a bola da vez, estando em frente à posição de tiro, a Dilma, não seja abatida para que o grande morcego assuma o seu lugar no embate eleitoral de 2014.  O fato de, de repente o papa-figo aparecer de cabelo preto e bigode também, explica-se por ser tinta de menos para cabelos demais.  Tudo indica que será um rebate falso a intensão de sucesso nessa jogada.  O sotaque petista perdeu o sabor, está um tanto quanto azedo, está mesmo muito do seu sem graça.  Aquela estudantasinha do secundário no RS, que virou incendiária e Mulher Maravilha no ideário juvenil da pós-revolução, hoje é a maior bombeira, perdeu o encanto.  Assim, desencantados o Vampiro e a Presidenta, os mensaleiros em  cana graças ao JB, o PT vai estar no escorrego, virado de ponta-cabeça, de marré, marré.

    O que nos espera?  Marina, Aécio, Campos ou algo mais além?  Há um enfado verde-amarelo, um desânimo, uma descrença e um cansaço.  Há uma esperança de que surja na estrada a visão de um caminhão com uma carga grande de tomates, espatifado, mas que pareça à distância uma piscina vermelha de destrambelhados mortos, como um espetáculo que fará resurgir a vida na multidão abatida na mesmice.


    Não há mais PT.  O PSDB enxovalhado pela invenção pervertida do mandato duplo para a Presidência sob a batuta do próximo sócio na ABL, o FHC, que nadou de braçada, aplaudido pelo Senador sem votos, Gilberto Miranda, que de regador em punho e sacos de muitos dólares aguou e fertilizou aquele terreno onde foi produzido o tão feio parto desse Partido.  O PMDB não tem cacife para dar um Governante genuíno ao Brasil.  Será que a vaga vai sobrar para o pastor Feliciano?   Cruzes.  Bom, pode ser que o PP nos dê  o prolífico Maluf;  que tal?  E o eterno  Garotinho, que não cresce nunca?  Ele já tem a família toda pendurada na política de Campos dos Goytacases; assim conseguirá mais cabides para os que estão sobrando.  Bem, gente, não desanimeis; se passardes o dedo pelo mapa da Nação, há de aparecer um montão de tremendas cabeças, então ai já se providenciará um espetáculo chamativo com uma enorme faixa:  AQUI SE FAZ MILAGRES.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário