sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DEVANEIOS - DE PATRIMÔNIO PARCO - 055

QUARTA-FEIRA, 31 DE JULH0 DE 2013

Edélvio Coelho lindoso
DEVANEIOS
DE PATRIMÔNIO PARCO

O Concreto e o abstrato

    O patrimônio mais volátil que se pode zelar é a beleza. É o concreto.  O patrimönio mais longevo que se pode zelar é a inteligência.  É o  abstrato.  A beleza, o colágeno, a elastina, a juventude exposta da infância, da adolescência, da idade dos vinte anos, o concreto e o visível, servindo de redoma para a inteligência, a capacidade de juizo, de planejar a jornada na perspectiva onde duas linhas se encontram, valores totalmente abstratos e impossíveis de se tatear,  nos cobra o talento de igualar os pratos da balança.  

    O amor, a estima e a paixão, são valores abstratos, no entanto lançam suas âncoras naqueles que o tempo desqualifica decompondo-os.  Ã higidez dos músculos se sobrepõe a idade da gordura, inimiga da beleza.  Cabelos perdem o frescor, desabam de um sítio e se asilam em outros de nenhuma indicação estética. Parece uma anarquia no comando do belo.  O que era firme fica mambembe, a lei da gravidade cobra seu quinhão e enfeia o que já não era tão bonito.  Está instalada a perversão que comanda o amor, a estima e a paixão, a indignamente rever seus conceitos.  O que tinha previsão de longevidade, fenece sob a aridez dos sentimentos.  Caberia à inteligência fazer os ajustes necessários para que a gratidão substituisse a debandada daquele trio voluvel, coisa tão rara.  

    O que se vê às claras é a humanidade se debatendo numa guerra ignara querendo aprisionar a juventude.  Quando o querer não é poder.  Ao tentar dar ao corpo envelhecendo a paisagem de um enterro de primeira classe, acaba-se oferecendo uma imagem fúnebre de um féretro procurando sua tumba.  Transforma-se um rosto feio, mas com dignidade, em uma máscara carnavalesca que tange as criancinhas, enlouquecidas de medo.  Peitos que parecem ao tato, uma bola de futebol.  É o arremedo da festa dos entrudos.  Tasca no corpo, antes um pavilhão limpo dado pelo Criador, uma pixação de tatuagem, que em pouco tempo estará desmoralizada pelas gelhas que virão, com  a impressão de um compensado molhado.

    Gente, se a inteligência não estiver amolecida pela senilidade, vê se esconde em amplas roupas essa doideira de surto e como recompensa à si mesmos, usa uma higiene constante e muita saponização. Esses cuidados lhe reporão a dignidade e o respeito.


 

Um comentário:

  1. Não é um comentário.Á direita há a relação de inúmeros Devaneios meus; Se aLi tiver um tema interesante pra você, cliQue no "gooogle" e transcreva como lá está DEVANEIO-(E O TEMA) E RECEBA-0 INTEGRALMENTE.

    ResponderExcluir